Estudo de Caso no IFCE Maracanaú acerca das Contribuições Proporcionadas pelas Disciplinas Pedagógicas na Formação do Futuro Docente de Química

Jean Gleison Andrade do Nascimento, Manuel Bandeira dos Santos Neto, Suyanne do Nascimento Almeida, Felipe Alves Silveira, Pedro Hermano Menezes de Vasconcelos

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender a importância das disciplinas pedagógicas para a formação dos licenciandos em Química, partindo do pressuposto de que as disciplinas pedagógicas não podem ser consideradas como simples extensões das reivindicações legais, propostas pelo currículo de cada licenciatura. O estudo foi realizado no IFCE – Campus Maracanaú com doze alunos, a partir do 6 o semestre do curso de Licenciatura em Química. A compreensão dessa problemática se norteou pelos procedimentos recomendados pela abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando como estratégia a coleta de dados, através de questionário com questões abertas e exploratórias. Os resultados apontam que a consolidação da formação pedagógica advém do envolvimento e articulação entre teoria e prática e da mobilização dos saberes pedagógicos no cotidiano de trabalho. Constatamos, assim, que as disciplinas didático-pedagógicas são contribuidoras para a formação docente, uma vez que estas proporcionam ferramentas, metodologias e elementos que norteiam a prática do professor em sala de aula e também fora dela. O estudo apontou, ainda, que somente o conhecimento científico não se faz necessário e que para a formação do profissional professor também são necessários os saberes pedagógicos. Nesse contexto, as disciplinas didático-pedagógicas promovem uma reflexão sobre a docência e possibilita que a prática do professor seja um espaço contínuo de formação, tendo a prática como ponto inicial e final.

Palavras-chave


Formação Pedagógica. Licenciatura em Química. Trabalho Docente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v12i3.1222