Conteúdos Matemáticos: Propostas com a Aplicação do Scratch

Marcos Mincov Tenório, Cristiane Budek Dias, Jorge José Kleinubing, Stefane Layana Gaffuri, Guataçara dos Santos Jr

Resumo


O uso das tecnologias na Educação Matemática apresenta uma abordagem na busca por uma Matemática significativa e relacionada à realidade do aluno, possibilitando a construção do conhecimento, a comunicação matemática e a resolução de problemas. Aplicativos computacionais educacionais surgiram oportunizando aos alunos a aplicação dos conceitos matemáticos bem como aproximações com linguagens de programação. Um exemplo destes aplicativos é o Scratch. O presente artigo traz uma compilação bibliográfica com objetivo de auxiliar professores no entendimento da ferramenta Scratch e suas finalidades, bem como identificar diferentes conteúdos que podem ser trabalhados em sala de aula por meio dela como atividade prática, considerando os anos finais do Ensino Fundamental e os Conteúdos Estruturantes dispostos nas Diretrizes Curriculares Estaduais do Estado do Paraná. Para a concretização deste estudo, foi realizado um levantamento dos conteúdos matemáticos a serem trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como a identificação de quais conteúdos podem ser ensinados através do Scratch. Percebeu-se que o Scratch é uma importante ferramenta que pode ser amplamente explorada no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, entretanto é importante que haja um entendimento a respeito dos conteúdos e das formas de aplicação prática no software.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v10i4.1105