Uma Estratégia Didática no Formato de Oficina para o Ensino do Conteúdo Soluções Químicas a Partir do Método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw

Francisca das Chagas da Silva Ferreira, Leonardo Baltazar Cantanhede, Severina Coelho da Silva Cantanhede

Resumo


Neste artigo apresentamos uma proposta de oficina para os professores de Química da educação básica, fundamentada no método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw. Esta abordagem tem se apresentado como um meio viável de melhoria para o ensino-aprendizagem, resolução de alguns conflitos e maior equilíbrio nas situações que promovem a competitividade no ambiente de sala de aula. Nesta perspectiva, cinco experimentos de baixo custo, fácil acesso e execução em sala de aula foram propostos para a discussão do conteúdo Soluções Químicas, abordado no ensino médio. Para tanto, disponibilizamos o plano de aula e o roteiro detalhado dos cinco experimentos, para àqueles professores que fizerem a opção por trabalhar suas aulas no formato do método Cooperativo de Aprendizagem Jigsaw.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i6.1094