Uma Experiência de Formação Continuada de Professores de Escolas Públicas Cearenses por meio do Moodle

Jefrei Almeida Rocha, José de Sousa Breves Filho, Marcos José Negreiros Gomes

Resumo


O uso das tecnologias no ambiente escolar tem motivado diversas pesquisas em todo o mundo. No Brasil, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) têm ganhado espaço como ferramenta educativa. No entanto, os benefícios desse uso vão além de simplesmente repassar um conteúdo de maneira mais atraente. A interação promovida, os processos cognitivos desencadeados e a construção do conhecimento mediante o uso das ferramentas do AVA promovem a aprendizagem dos discentes e uma experiência formativa para os docentes. Em 2013, realizou-se uma pesquisa utilizando o AVA “Afiando Palavras” com alunos e professores de escolas públicas da rede estadual de educação do Ceará. Essa pesquisa oportunizou aos alunos a utilização de um AVA com proposta pedagógica própria para o ensino da leitura, e aos professores uma formação tendo pautada em sua prática docente e no uso da tecnologia, a partir de temas e necessidades de suas salas de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1088