Capacitação em Ead para Tutores no Curso de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes no IFCE: Uma Análise da Práxis Pedagógica

Ailton Batista de Albuquerque Junior, Marta Alves Silva

Resumo


O artigo tem a modesta pretensão de organizar panoramicamente a trajetória da modalidade EAD no mundo, no Brasil e no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com o propósito de evidenciar os ranços e avanços acerca dos conteúdos, metodologia, didática e avalia- ção da aprendizagem dos alunos, ou seja, investigar se a prática está de acordo com as teorias pedagógicas para caracterizar a práxis. Objetiva ainda divulgar os resultados para os participantes da pesquisa, como forma de incentivá-los a refletir sobre suas insatifações, demandas e fatores positivos; propor mudanças importantes para que haja maior êxito na relação ensino-aprendizagem; servir de referência para a Direção de Ensino a Distância do IFCE para que nas próximas turmas possam ratificar os pontos positivos e corrigir os erros, de modo que a formação teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional sejam condizentes com a práxis pedagógica, e mais, que tecnologias contemporâneas de informação e de comunicabilidade no contexto educacional, principalmente Educação a Distância, sejam transformadoras, pois elas potencializam e pressupõem um outro paradigma educacional, que passa pela descentralização do currículo e do empoderamento dos alunos. A priori, utilizou-se de pesquisa bibliográfica para fundamentação e uso de questionário e a posteriori de pesquisa de campo, tendo em vista o estudo ocorrer in lócus, percebeu-se que a maioria dos participantes do estudo elucidaram algumas lacunas no curso como conteúdos insuficientes entre outras peculiaridades.


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DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v11i2.1038