AÇÃO E MOVIMENTO: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DOS PROJETOS DE GEOMETRIA DINÂMICA PELOS DISCENTES NA LICENCIATURA

Rodrigo Sychocki da Silva, Eduardo Meliga Pompermayer

Resumo


A proposta do artigo é apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa com duração de dois semestres envolvendo duas turmas de estudantes da graduação em Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. Mostra-se com a pesquisa que a construção de um projeto envolvendo geometria dinâmica aliado ao uso da tecnologia informática possibilitou a apropriação de diversos conceitos matemáticos abordados na disciplina de Geometria Plana. Através dos conceitos da epistemologia genética de Jean Piaget, em especial a teoria da tomada de consciência foi possível analisar a evolução dos estudantes ao longo do processo e verificar que o uso da tecnologia potencializa a construção dos conceitos matemáticos. Ao final verificou-se que proposta de trabalho ocorrida ao longo do semestre tornou possível desenvolver nos sujeitos envolvidos novas competências e habilidades, dentre elas, a habilidade de possivelmente utilizar a tecnologia em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BONA, A. S. D. Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o Aprender a Aprender por Cooperação. Tese (Doutorado em Informática na Educação) — Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Novas tecnologias, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

GIRALDO, V. Integrando geometria e funções: Gráficos dinâmicos. Revista do Professor de Matemática (RPM), São Paulo, v. 30, n. 79, p. 39 – 46, 2012. 3º quadrimestre.

GOMES, A. S.; SOUZA, R. J.; SIQUEIRA, R. Resistência ao uso de TIC no ensino. Educar com o Redu. Recife: Redu, Educational Technology, 2012. P.100-102.

GRAVINA, M. A.; SANTAROSA, L. M. C. A aprendizagem da matemática em ambientes informatizados. Informática na Educação: teoria & prática. PGIE – UFRGS, v. 2, n. 1, 1999.

MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. In: SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. (Ed.). Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 176–200.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.

____. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PIAGET, J. A Tomada de Consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1977.

____. Fazer e Compreender. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1978.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. Tradução Vinicius Figueira.




DOI: https://doi.org/10.21439/conexoes.v9i4.1010